Produção Gráfica


PERÍODO 7º e 8º de JORNALISMO NOTURNO - 2018 II
disciplina PRODUÇÃO GRÁFICA II
CARGA HORÁRIA - Teórica 20 HS / Prática 40 HS

EMENTA:
A dinâmica das cores. Estratégias de comunicação e técnicas gráficas. Tipografia. Unidades de medidas gráficas. Técnicas de composição e de impressão. Estética aplicada ao material gráfico. A editoração eletrônica.
Introdução a diagramação. Diagramação de textos para peças gráficas. Tipos e processos de impressão. Layout manual e eletrônico. Arte final. Produção gráfica. Análise estudo de materiais para produção gráfica baseado em peças previamente apresentadas, fotografia, retícula, estudos de papéis, encadernação, tintas, novas tecnologias.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
Capacitar os alunos a dominarem o processo de edição em veículos impressos através do entendimento teórico e técnico das normas e critérios editoriais;
Desenvolver diferentes estilos de edição gráfica e textual;
Conhecer as diferentes editorias de um jornal diário;
Exercer as diversas funções dentro da redação de um jornal diário;
Saber os diversos projetos editoriais existentes;
Desenvolver habilidades específicas que auxiliem na prática de edição: pauta, redação, revisão e ilustração.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
Habilitar o aluno para criar e executar projetos gráficos em veículos de mídia impressa com amplo conhecimento dos recursos gráficos e métodos de impressão como recurso aplicado à difusão da informação;
Capacitar o educando a distinguir estilos e práticas adotadas na elaboração de cada tipo de publicação existente no mercado editorial;
Dar ampla visão ao aluno para distinguir as diversas fases de produção (pré-industrial, industrial, pós-industrial) necessárias à execução de um impresso, capacitando-o para o trabalho de criação e diagramação, por meios eletrônicos de edição, com a utilização ou não de cores;
Capacitar aluno para executar diagramação de veículo impresso em PxB e cores, periódicos e não-periódicos, em diversos formatos a partir da compreensão dos interesses do público leitor;
Desenvolver habilidades que possibilitem a elaboração de projetos a partir de softwares específicos de editoração eletrônica;
Desenvolver no aluno, a partir do conhecimento inicial dos processos gráficos, o raciocínio crítico em relação ao discurso gráfico aplicado aos meios de comunicação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE I
  • EDIÇÃO GRÁFICA,
  • ELEMENTOS E ASPECTOS COMPONENTES DE UMA PUBLICAÇÃO IMPRESSA,
  • COLUNAS DE TEXTO E OPÇÕES DE DIAGRAMAS,
  • CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE UMA PÁGINA IMPRESSA,
  • IMPORTÂNCIA DOS TÍTULOS E SUBTÍTULOS NUMA PÁGINA,
  • PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO VISUAL,
  • DIAGRAMAÇÃO E EDIÇÃO,
  • PROGRAMAS DE EDITORAÇÃO ELETRÔNICA,
  • PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO,
  • ARTE-FINAL PARA IMPRESSÃO DIGITAL,
  • ARTE FINAL PARA IMPRESSÃO OFFSET,
  • PAPÉIS E FORMATOS DE UM PERIÓDICO,
  • PRÁTICA DE EDIÇÃO DE PERIÓDICO EM SOFTWARE DE EDIÇÃO,
  • PREPARAÇÃO DE MATÉRIAS E IMAGENS PARA UMA PUBLICAÇÃO
  • TEXTO, IMAGENS E CORES NA EDITORAÇÃO ELETRÔNICA.
UNIDADE II:
  • INTRODUÇÃO: FASES PRÉ-INDUSTRIAL, INDUSTRIAL E PÓS-INDUSTRIAL DE EXECUÇÃO DE UM VEÍCULO DE MÍDIA IMPRESSA
  • O PROJETO GRÁFICO E SUA APLICAÇÃO EM IMPRENSA EM GERAL – JORNAIS E REVISTAS
  • TIPOLOGIA
  • COMPOSIÇÃO
  • IMPRESSÃO A CORES
  • IMAGEM E SUA RELAÇÃO COM O TEXTO
  • PROJETO GRÁFICO
  • EDIÇÃO
  • MEDIDAS E DELIMITAÇÃO DE ORIGINAIS
  • CATÁLOGOS DE TIPOS
  • ZONAS ÓTICAS
  • SISTEMAS DE IMPRESSÃO

METODOLOGIA DO ENSINO:

A) Metodologia do ensino e aprendizagem:
A disciplina, dependendo de sua natureza, pode ser ministrada através de conteúdos teóricos, conteúdos práticos, aulas de campo em instituições específicas e ainda pode utilizar recursos de exposições dialogadas, grupos de discussão, seminários, debates competitivos, apresentação e discussão de filmes e casos práticos, onde os conteúdos podem ser trabalhados mais dinamicamente, estimulando o senso crítico e científico dos alunos.

B) Recursos audiovisuais:
( X ) Lousa branca;
( X ) Laboratório de informática;
( X ) Projetor Multimídia;

C) Metodologia de Avaliação:
No decorrer de cada período letivo são desenvolvidas 02 (duas) avaliações por disciplina, para efeito do cálculo da média parcial. A média parcial é calculada pela média aritmética das duas avaliações efetuadas. O aluno que alcançar a média parcial maior ou igual a 7,0 (sete) é considerado aprovado. O aluno que não alcançar a média parcial faz em exame final onde precisa alcançar média final maior ou igual a 5,0. São aplicadas avaliações dos tipos: provas teóricas, provas práticas, seminários, trabalhos individuais ou em grupo e outras atividades em classe e extraclasse. O exame final é, obrigatoriamente, prova escrita.
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Últimos Links
Download cartilha de fechamento de Arquivo
Dicionário de Produção Gráfica
Glossário
Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos
Diagramação - COLUNAS
Diagramação – Elementose Tipos de Grids
Os elementos da página impressa do jornal
Jornais – Papéis e Formatos
7 elementos que todo projeto gráfico editorial deve ter

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Livro Fotográfico B2

Regras
  • grupos de até 6 integrantes (12 páginas)
  • grupos de até 4 integrantes (8 páginas)
  • Prazo de entrega: 28 de novembro 2018
  • Formato de Entrega: PDF e impresso com ou sem acabamento
  • Formato do Arquivo: A4 horizontal/paisagem
  • Cores: livre

Critérios de Avaliação

Deve conter elementos gráficos diversos tais como:
  • fotos (necessariamente produzidas para a aula de fotojornalismo);
  • fontes (textos artísticos e de parágrafo);
  • vetores (ícones logo, ilustrações, setas, frisos, grafismos, etc).
A qualidade das imagens serão avaliadas.

O conteúdo informativo ou narrativa deverá ter relação com as imagens.

O gênero do texto pode ser variado e misto: Crônica, entrevista, reportagem, etc.


Objetivos
  • Fazer com que o jornalista desenvolva a própria edição de sua matéria, adaptando-a para diversas mídias e linguagens conforme o perfil do público leitor.
  • Ter noções de manipulação de arquivos digitais, formatos de papel, padrões de impressão e acabamentos.
  • Saber controlar os tamanhos e variedades de tipografias, bem como diversas noções de diagramação e edição de imagens.
  • Estabelecer uma sintonia com os padrões estéticos/de linguagem de livros fotográficos similares do mercado.
  • Ter domínio do processo de pré-impressão, impressão e pós-impressão.







AV1
Formato: 431,8 x 300 mm
Capa e miolo (página dupla) TOTAL - 3 PÁGINAS
4 cores
PDF/Impresso
Data de entrega: 10/10/2018
Individual ou dupla

Objetivos do projeto:
Capacitar o aluno a compreender a hierarquia estética e semântica da informação de acordo com o padrão apresentado pelos jornais conforme: tamanho das fontes, tipografias utilizadas, estilos de letras, espacejamentos, colunas, grides, módulos ou zonas especiais, esta, muito comum em capas de jornal (veja abaixo);
Estimular o aluno a compor seu layout enfrentando os mesmos desafios existentes nas ilhas de edição de jornais e revistas;
Fazer com que o aluno tenha competência de editar e diagramar textos sincréticos: imagens e palavras com desenvoltura para gerar publicações;
Estimular no aluno o domínio de softwares gráficos e recursos digitais diversos com dinamismo e agilidade;
Aumentar a criticidade sintática, semântica e pragmática do jovem jornalista ao discernir sobre publicações jornalísticas diversas em mídias impressas e eletrônicas;
Aguçar o senso estético diante dos inúmeros recursos e técnicas de elaboração e criatividade na produção de textos jornalísticos mediante a linguagem e perfil dos públicos-alvo.
Aumentar a percepção sobre a eficiência comunicacional/retórica do veículo sob a perspectiva estratégica.

Critérios de Avaliação:
Rigor do uso tipográfico - fontes serifadas e não serifadas; formato condensado, normal, bold, itálico,...; entrelinha (leading); kerning/traking; parágrafo; hifenização.
Fidelidade à estratégia da capa e do miolo do jornal: chamadas de matérias e respectivas páginas, legendas de imagens e principais destaques.
Criatividade, desenvoltura e aprimoramentos: Será avaliado se o aluno percebeu a lógica do jornal e se conseguiu estabelecer sua própria linguagem gráfica, a partir dos elementos substituídos à livre escolha. (palheta cromática, formas, elementos gráficos diversos, informações, estrutura visual, topologia, etc.)






Assunto, Tema, Título e Argumento 

Assunto
Diferente daquilo que geralmente se imagina, o assunto é sempre uma palavra-chave (uma variável) ampla, abrangente. Ou seja, algo que oferece diferentes possibilidades e caminhos para discussão. É o ponto de partida. Do assunto, é possível extrair questões mais específicas que levam à formulação de um tema.

Tema
O tema é um recorte do assunto. Ele acarreta necessariamente um ponto de vista e dá margem à discussão. 
Tema x Assunto – O Assunto é de maior amplitude, tem característica mais global, enquanto o Tema é um determinado recorte dentro do assunto.
Já o tema cria um direcionamento mais específico para o assunto. Ele agrega outras variáveis de interesse do aluno/pesquisador, criando uma delimitação, um recorte. Assim, o contexto da discussão fica mais claro e objetivo.
Imagine se, ao invés de redigir uma redação, você quisesse apenas debater sobre o assunto "educação" com alguém. Nesse caso, seria preciso definir, antes de tudo, sobre qual viés da "educação" vocês falariam afinal. Até para que a conversa não se torne algo sem sentido ou conclusão.

Título
O título é o mais simples de todos. Ele serve como uma referência ao conteúdo e ao tema propostos. É através do título que você chama a atenção do leitor ou do espectador para um determinado conteúdo. Por isso, o título precisa ser breve e atrativo, reforçando a ideia principal do trabalho.

Argumento 
Argumento é um termo que deriva do vocábulo latim argumentum. Trata-se do raciocínio que se utiliza para demonstrar ou comprovar uma proposição ou para convencer outra pessoa daquilo que se afirma ou se nega.
Através dos argumentos, o locutor deve ser coerente e consistente, e não apresentar contradições. Só deste modo conseguirá cumprir com os seus objetivos. Caso contrário, corre o risco de ser contestado ou rejeitado pelo receptor.
Para a lógica, um argumento é um conjunto de premissas seguidas de uma conclusão. Quando esta conclusão resulta necessariamente das premissas, trata-se de um argumento dedutivamente válido.
Outro uso de argumento está relacionado com a matéria ou o assunto que é tratado numa obra. Quando uma pessoa narra o argumento de um filme ou de um livro, o que faz é expor as ideias e ações principais.
Resumindo
O Tema é uma explicação do título, pois este deve ser bem sintético, mas que por sua vez, nomeia o conjunto de toda a argumentação composta no texto. Já o assunto é algo bastante genérico e que permeia esse mesmo texto, como por exemplo: poder, manipulação, dominação, política, ou então educação, cinema, história, sociedade, cultura, lazer, etc..
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